segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A pior droga!




Outro dia peguei um ônibus, como de costume, e nele entrou um rapaz que aparentava uns 35/40 anos, usava óculos de grau e roupa social, tinha uma ótima aparência. Estava com alguns folhetos na mão e começou a distribuí-los aos passageiros. Então contou sua história. Era ex viciado em crack e ex morador de rua. Hoje é voluntário em uma casa de recuperação para dependentes químicos em Praia Grande. Contou como funciona cada droga, o que acontecia no vício, e como conseguiu se reabilitar. Quando entregou os folhetos, disse que não estava vendendo nada e nem pedindo esmola mas sim uma ajuda, para conseguir manter a casa, que vive de doações. Aquilo tocou meu coração e ajudei com que podia. O interessante é que fui a primeira a dar o dinheiro à ele e só assim as pessoas começaram a ajudar também. Ele conta com muita clareza e transparência sobre sua vida, ali para desconhecidos e isso é muito duro. E talvez,  por isso,  algumas pessoas se assustem. Eu fui com a cara dele. Mas não escutei seu discurso até o final , tive que descer antes. No dia seguinte no mesmo horário eu pego novamente o ônibus, e novamente o encontro lá. Dessa vez eu presto mais atenção no que ele diz. Ele falava com muita verdade. Fiquei observando a reação das pessoas. Algumas sequer olhavam. Outras com olhar de curiosidade, outras com medo e outras com um certo desprezo. Percebi que umas senhoras do meu lado estavam debochando dele, o chamando de vagabundo e outras coisas mais, infelizmente. Aquilo me fez um mal danado. Esse rapaz é de classe média, teve estudos e mesmo assim caiu no mundo das drogas. Pode acontecer com qualquer um, independente de cor e classe social. Eu também não sei explicar como alguém pode chegar a esse ponto mas chega, está ai para todo mundo ver, mas isso não cabe a mim entender. Só quem está passando por isso sabe o real motivo de tudo. Liguei para essa tal casa e me certifiquei que era verdade. É uma casa evangélica que da assistência a mais ou menos 60 ex dependentes químicos. Que inclui o álcool também! a droga que mais mata.... Em um momento percebi que o rapaz tinha escutado as pessoas debochando dele e daquela situação e foi quando ele falou umas das coisas mais verdadeiras que já escutei na minha vida. "A pior droga não é o álcool, a pior droga não é cocaína, a pior droga não é o crack, a pior droga é o PRECONCEITO". Fui até ele e disse parabéns, seu trabalho é incrível! E desci do ônibus. Me senti muito envergonhada por aquelas pessoas. Julgar antes de conhecer a verdade e o porque das coisas é um ato cruel demais e antes mesmo de um possível julgamento qualquer ser humano merece uma segunda chance, QUALQUER UM!

2 comentários:

  1. Talvez neste ônibus ,só tivessem 3 seres humanos,vc ,o rapaz e o motorista,o resto eram apenas bípedes que pensam que pensam.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por sua atitude. E este rapaz é um ser humano da mais alta qualidade !

    ResponderExcluir